Om

Que possamos manter Sagrado o Yoga
Que possamos desenvolver nossos espíritos
Que muitos conheçam e pratiquem o Yoga
Que possamos mudar o mundo
Através de boas ações
De um grandioso coração
E da Alma Divina que habita em tudo!

Espero que o conteúdo deste espaço possa lhe inspirar.

Namaskar!

Textos Publicados

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domingo, 22 de agosto de 2010

Pancha Karma

No caminho, na maioria dos casos, começamos a praticar yoga em grupo. A prática coletiva é muito importante. Porém, as práticas individuais são muito importantes também.

Meu Guru, dizia que é fundamental, uma vez por semana, ir ao Templo, que chamamos de Jagrit ou Ashram, para meditar em grupo. Em Ananda Marga este encontro semanal é chamado de Dharma Chakra. No Dharma Chakra, cantamos mantras e meditamos juntos. Ao meditar juntos, percebemos que as nossas meditações individuais ao longo da semana ficam bem mais fáceis.

Apesar disto, a prática individual, quando nos aprofundamos no caminho, é aquela que passamos o maior tempo.

E quais são as principais práticas diárias? Elas podem ser muitas, mas estas que vou listar , são as mais importantes. Embora este termo seja usado de outra forma, eu chamo estas práticas de Pancha Karmas, as 5 práticas diárias:

1. Dhyana – meditação, duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
2. Japakriya – repetição dos mantra, seja cantado, seja com uso do japamala, sempre antes da meditação.
3. Puja – são prostrações feitas na direção do altar, antes e depois da prática, em agradecimento e devoção à Entidade Suprema. Ele pode ser feito junto com um mantra específico depois da meditação.
4. Svadhyaya – leitura de cunho espiritual, leitura dos Textos Sagrados.
5. Ásanas – as posturas de yoga.

Se em algum momento da sua vida, não houver a possibilidade de executar nenhuma destas práticas, por alguma razão, a que eu colocaria como a mais importante, é o Puja. De frente para seu altar sentado em Vajrásana, a postura do diamante, incline-se para frente com as mãos apoiadas no chão em Pranam. Esta prática diária, nos mantém conectado com Ele, o Pai Supremo, Brahma..

O Puja diário vai puxando aos poucos a prática de meditação regular.

Meu Guru, deixou um Comando Supremo. Nele, Ele falava da importância de se meditar duas vezes ao dia invariavelmente. E de se seguir a conduta yogue, os Yamas e Niyamas, pois sem ela, o yoga é impossível.

É importante, na suas práticas diárias sozinho, sempre pedir orientação do seu professor de como e o que fazer.

Não existe nada mais importante nesta existência do que se dedicar às suas práticas espirituais, seu sádhana.

Nunca esqueça disto! Jay!!!

Namaskar!

Mahavir

Lokah Samastha Sukhino Bhavantu

Lokah Samastha Sukhino Bhavantu
Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes

O que é Yoga?

Yoga é uma prática milenar que envolve inúmeras disciplinas,
dentre elas a prática dos ásanas, as posturas de yoga. Os ásanas fazem parte do
Hatha Yoga que é a forma do yoga mais conhecida no Ocidente. Além do Hatha Yoga
encontramos outras práticas como a meditação, o kirtan (canto de mantras), o estudo da filosofia e dos textos sagrados,
as práticas de purificação, a conduta yogue...

A meditação é a alma do yoga. Tudo que existe no yoga é para
aperfeiçoar a prática meditativa. É através da meditação que os yogues realizam
o significado mais profundo do termo Yoga:

“Samyoga Yoga Itiyukto Jivatma Paramatmanah”

Yoga é o estado de união da alma unitária com a Alma
Suprema, com Deus.

Yoga Samgha

Samgha significa associação. Quando yogues se reúnem para praticar juntos temos uma Samgha. Hoje, mais do que nunca precisamos de uma Samgha para praticar. A força que é gerada por esta associação faz com que nossas práticas se tornem cada vez mais fortes e profundas. Umas das orientações de grandes mestres do yoga é a importância de satsamgha, boa companhia. A boa companhia torna nosso caminho mais fácil.

Orientações para a Prática do Yoga

• Traga sempre uma pequena toalha para a prática.
• Procure praticar com roupas mais justas. O ideal é praticar com o joelho de fora e camiseta sem manga.
• Respeite o espaço físico e psíquico do yogue ao seu lado.
• Praticar de barriga vazia
• Não beber água durante a prática.
• Evite tomar banho, beber ou comer logo após praticar. Deixe um intervalo de 20 a 30 minutos.
• Atenção durante a prática, siga as orientações do professor.
• Se surgir cansaço pare. Não seja agressivo com seu corpo.
• Durante o período menstrual pratique de forma mais suave. Nestes dias não deve se praticar os ásanas de inversão (Sarvangásana, shirshásana...) .
• Evite sair mais cedo. Caso seja necessário sair anteS do início do relaxamento do grupo. Ao sair avisar o professor.
• Estar sempre vazio.Tenha sempre uma postura humilde junto ao seu professor. Nunca traga à mente a idéia que já tem plena compreensão do que está sendo ensinado. Até mesmo informações que já foram ouvidas inúmeras vezes.
• Qualquer sinal de desconforto durante a prática informe ao seu professor.

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