Om

Que possamos manter Sagrado o Yoga
Que possamos desenvolver nossos espíritos
Que muitos conheçam e pratiquem o Yoga
Que possamos mudar o mundo
Através de boas ações
De um grandioso coração
E da Alma Divina que habita em tudo!

Espero que o conteúdo deste espaço possa lhe inspirar.

Namaskar!

Textos Publicados

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domingo, 22 de agosto de 2010

Pancha Karma

No caminho, na maioria dos casos, começamos a praticar yoga em grupo. A prática coletiva é muito importante. Porém, as práticas individuais são muito importantes também.

Meu Guru, dizia que é fundamental, uma vez por semana, ir ao Templo, que chamamos de Jagrit ou Ashram, para meditar em grupo. Em Ananda Marga este encontro semanal é chamado de Dharma Chakra. No Dharma Chakra, cantamos mantras e meditamos juntos. Ao meditar juntos, percebemos que as nossas meditações individuais ao longo da semana ficam bem mais fáceis.

Apesar disto, a prática individual, quando nos aprofundamos no caminho, é aquela que passamos o maior tempo.

E quais são as principais práticas diárias? Elas podem ser muitas, mas estas que vou listar , são as mais importantes. Embora este termo seja usado de outra forma, eu chamo estas práticas de Pancha Karmas, as 5 práticas diárias:

1. Dhyana – meditação, duas vezes ao dia, de manhã e à noite.
2. Japakriya – repetição dos mantra, seja cantado, seja com uso do japamala, sempre antes da meditação.
3. Puja – são prostrações feitas na direção do altar, antes e depois da prática, em agradecimento e devoção à Entidade Suprema. Ele pode ser feito junto com um mantra específico depois da meditação.
4. Svadhyaya – leitura de cunho espiritual, leitura dos Textos Sagrados.
5. Ásanas – as posturas de yoga.

Se em algum momento da sua vida, não houver a possibilidade de executar nenhuma destas práticas, por alguma razão, a que eu colocaria como a mais importante, é o Puja. De frente para seu altar sentado em Vajrásana, a postura do diamante, incline-se para frente com as mãos apoiadas no chão em Pranam. Esta prática diária, nos mantém conectado com Ele, o Pai Supremo, Brahma..

O Puja diário vai puxando aos poucos a prática de meditação regular.

Meu Guru, deixou um Comando Supremo. Nele, Ele falava da importância de se meditar duas vezes ao dia invariavelmente. E de se seguir a conduta yogue, os Yamas e Niyamas, pois sem ela, o yoga é impossível.

É importante, na suas práticas diárias sozinho, sempre pedir orientação do seu professor de como e o que fazer.

Não existe nada mais importante nesta existência do que se dedicar às suas práticas espirituais, seu sádhana.

Nunca esqueça disto! Jay!!!

Namaskar!

Mahavir

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Lokah Samastha Sukhino Bhavantu

Lokah Samastha Sukhino Bhavantu
Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes

O que é Yoga?

Yoga é uma prática milenar que envolve inúmeras disciplinas,
dentre elas a prática dos ásanas, as posturas de yoga. Os ásanas fazem parte do
Hatha Yoga que é a forma do yoga mais conhecida no Ocidente. Além do Hatha Yoga
encontramos outras práticas como a meditação, o kirtan (canto de mantras), o estudo da filosofia e dos textos sagrados,
as práticas de purificação, a conduta yogue...

A meditação é a alma do yoga. Tudo que existe no yoga é para
aperfeiçoar a prática meditativa. É através da meditação que os yogues realizam
o significado mais profundo do termo Yoga:

“Samyoga Yoga Itiyukto Jivatma Paramatmanah”

Yoga é o estado de união da alma unitária com a Alma
Suprema, com Deus.

Yoga Samgha

Samgha significa associação. Quando yogues se reúnem para praticar juntos temos uma Samgha. Hoje, mais do que nunca precisamos de uma Samgha para praticar. A força que é gerada por esta associação faz com que nossas práticas se tornem cada vez mais fortes e profundas. Umas das orientações de grandes mestres do yoga é a importância de satsamgha, boa companhia. A boa companhia torna nosso caminho mais fácil.

Orientações para a Prática do Yoga

• Traga sempre uma pequena toalha para a prática.
• Procure praticar com roupas mais justas. O ideal é praticar com o joelho de fora e camiseta sem manga.
• Respeite o espaço físico e psíquico do yogue ao seu lado.
• Praticar de barriga vazia
• Não beber água durante a prática.
• Evite tomar banho, beber ou comer logo após praticar. Deixe um intervalo de 20 a 30 minutos.
• Atenção durante a prática, siga as orientações do professor.
• Se surgir cansaço pare. Não seja agressivo com seu corpo.
• Durante o período menstrual pratique de forma mais suave. Nestes dias não deve se praticar os ásanas de inversão (Sarvangásana, shirshásana...) .
• Evite sair mais cedo. Caso seja necessário sair anteS do início do relaxamento do grupo. Ao sair avisar o professor.
• Estar sempre vazio.Tenha sempre uma postura humilde junto ao seu professor. Nunca traga à mente a idéia que já tem plena compreensão do que está sendo ensinado. Até mesmo informações que já foram ouvidas inúmeras vezes.
• Qualquer sinal de desconforto durante a prática informe ao seu professor.

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