Om

Que possamos manter Sagrado o Yoga
Que possamos desenvolver nossos espíritos
Que muitos conheçam e pratiquem o Yoga
Que possamos mudar o mundo
Através de boas ações
De um grandioso coração
E da Alma Divina que habita em tudo!

Espero que o conteúdo deste espaço possa lhe inspirar.

Namaskar!

Textos Publicados

Textos Publicados

sábado, 4 de junho de 2011

Yoga emagrece?

Sábado, 29 de maio de 2011.

Yoga emagrece?

Semana passada uma amiga me falou que no programa da rede Globo, o Fantástico, uma pessoa relatou que yoga não emagrece. Parece que no programa a equipe até veio fazer uma aula no Nirvana como parte do desafio de emagrecimento.

Acho interessante como as pessoas avaliam as coisas sem conhecê-las. A pessoa vem fazer uma aula de yoga somente e chega a tantas conclusões. O Yoga não pode ser realizado em uma aula somente.

No mundo todo o yoga é uma febre. Há quase 10 anos atrás, o yoga foi primeira página da revista Time, com uma top model fazendo uma postura avançada na capa, como prova desta nova moda no Ocidente. Modelos, cantores, empresários, donas de casa, pessoas de diferentes tipos, praticam yoga pelo mundo todo! Quem lê a revista de yoga americana, Yoga Journal, sabe disso. Nos Estados Unidos você encontra todo tipo de yoga, desde os mais profundos, com dimensão sagrada e espiritual, até os mais bizarros como Yoga But, que é yoga pra definir o bumbum. Hilário!

Yoga emagrece? Se o nosso amigo do Fantástico entrasse numa aula de yoga cheia, com pessoas transpirando profundamente sobre seu tapetes de yoga molhados, os vidros da sala embaçados, ouvisse o som da respiração desses yogues e experimentasse o trabalho corporal das posturas de yoga, não tiraria estas conclusões.

Além da queima de calorias que uma aula mais vigorosa promove, o yoga tem uma dimensão que poucas pessoas conhecem. As posturas de yoga, os ásanas, foram elaborados também, com o objetivo de regular nosso sistema glandular. Muitas pessoas sofrem de ganho de peso por causa de desequilíbrios nas glândulas endócrinas. Vou dar um exemplo. Quem sofre de hipotiroidismo, que é um estado onde a glândula tiróide trabalha mais devagar, tende a ficar mais preguiçosa e ganhar peso. Mesmo fazendo regime o metabolismo fica bem lento e a pessoa engorda.

Quando no yoga, pressionamos, comprimimos, torcemos e esticamos a região do pescoço, nós regulamos o funcionamento da glândula e assim a pessoa consegue emagrecer com mais facilidade. Esse princípio vale para todas as outras glândulas também.

Com o efeito torniquete dos ásanas, que é o efeito de espremer todo o corpo em diferentes posturas, as toxinas que, ao longo dos anos, vão se depositando nos tecidos, vão para fora. Quem entende um pouquinho de corpo sabe que outro motivo da obesidade é o acúmulo destas toxinas no corpo. Toxinas que não só causam distúrbios físicos como distúrbios psíquicos também.

Por isso, quem trabalha e pratica yoga sabe: as pessoas emagrecem com yoga, pessoas rejuvenescem com yoga, pessoas param de ficar deprimidas com yoga, dormem melhor com yoga, trabalham melhor, fazem sexo melhor, bebem menos, comem menos e são mais felizes. Muito felizes!

Comer muito está profundamente ligado com um estado de vazio interno. Algumas pessoas preenchem este vazio comendo ou bebendo. Quando praticamos yoga sentimos que precisamos de muito menos para nos sentirmos completos. Descobrimos que a paz existe dentro de nós e que a partir daí lidamos com o mundo de forma mais plena e completa.

Mahavir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Lokah Samastha Sukhino Bhavantu

Lokah Samastha Sukhino Bhavantu
Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes

O que é Yoga?

Yoga é uma prática milenar que envolve inúmeras disciplinas,
dentre elas a prática dos ásanas, as posturas de yoga. Os ásanas fazem parte do
Hatha Yoga que é a forma do yoga mais conhecida no Ocidente. Além do Hatha Yoga
encontramos outras práticas como a meditação, o kirtan (canto de mantras), o estudo da filosofia e dos textos sagrados,
as práticas de purificação, a conduta yogue...

A meditação é a alma do yoga. Tudo que existe no yoga é para
aperfeiçoar a prática meditativa. É através da meditação que os yogues realizam
o significado mais profundo do termo Yoga:

“Samyoga Yoga Itiyukto Jivatma Paramatmanah”

Yoga é o estado de união da alma unitária com a Alma
Suprema, com Deus.

Yoga Samgha

Samgha significa associação. Quando yogues se reúnem para praticar juntos temos uma Samgha. Hoje, mais do que nunca precisamos de uma Samgha para praticar. A força que é gerada por esta associação faz com que nossas práticas se tornem cada vez mais fortes e profundas. Umas das orientações de grandes mestres do yoga é a importância de satsamgha, boa companhia. A boa companhia torna nosso caminho mais fácil.

Orientações para a Prática do Yoga

• Traga sempre uma pequena toalha para a prática.
• Procure praticar com roupas mais justas. O ideal é praticar com o joelho de fora e camiseta sem manga.
• Respeite o espaço físico e psíquico do yogue ao seu lado.
• Praticar de barriga vazia
• Não beber água durante a prática.
• Evite tomar banho, beber ou comer logo após praticar. Deixe um intervalo de 20 a 30 minutos.
• Atenção durante a prática, siga as orientações do professor.
• Se surgir cansaço pare. Não seja agressivo com seu corpo.
• Durante o período menstrual pratique de forma mais suave. Nestes dias não deve se praticar os ásanas de inversão (Sarvangásana, shirshásana...) .
• Evite sair mais cedo. Caso seja necessário sair anteS do início do relaxamento do grupo. Ao sair avisar o professor.
• Estar sempre vazio.Tenha sempre uma postura humilde junto ao seu professor. Nunca traga à mente a idéia que já tem plena compreensão do que está sendo ensinado. Até mesmo informações que já foram ouvidas inúmeras vezes.
• Qualquer sinal de desconforto durante a prática informe ao seu professor.

Seguidores