Quarta, 10 de junho de 2009.
Modéstia e Prosperidade
“O que está cheio será esvaziado. O que está vazio será preenchido. Se você quer que algo suba. Faça-o primeiro descer...”
Lao Tsé
Um dos princípios da prosperidade, seja no campo material, mental, emocional ou espiritual é a modéstia. No I Ching, um oráculo chinês, Modéstia, Chien, é um dos 64 hexagramas e só carrega princípios positivos. Meu Guru, Shrii Shrii Anandamurti, sempre falava da importância de nunca achar que compreende algo plenamente. Dizia que sempre deveríamos manter na mente a idéia: “eu não sei”.
O princípio de humildade sempre nos coloca num movimento constante para cima. Quando pensamos que já sabemos, já realizamos algo, uma energia estática é gerada e deixamos de crescer e expandir. As portas se fecham e deixamos de perceber novas possibilidades.
Socialmente, as pessoas que não prezam a modéstia atraem olhares e vibrações negativas desnecessariamente.
A história do vaga-lume e o sapo
O sapo estava na beira do lago à noite. O vaga-lume todo simpático e brilhante pousou na sua frente e falou alegremente: “Olá!” O sapo imediatamente com sua pata esmagou o vaga-lume. Em seguida o vaga-lume todo estraçalhado perguntou ao sapo: “Por que você fez isto?” O sapo respondeu: “Porque você brilha!”
Por isso, deixe para aparecer na hora certa, quando for preciso! Ser discreto para mim ainda é a melhor estratégia.
Namaskar!
Mahavir
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.