Om

Que possamos manter Sagrado o Yoga
Que possamos desenvolver nossos espíritos
Que muitos conheçam e pratiquem o Yoga
Que possamos mudar o mundo
Através de boas ações
De um grandioso coração
E da Alma Divina que habita em tudo!

Espero que o conteúdo deste espaço possa lhe inspirar.

Namaskar!

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quarta-feira, 10 de junho de 2009

Meditação

Segunda, 1 de junho de 2009.

Meditação

Todo o yoga é consumado na prática meditativa. Todas as disciplinas do yoga existem para aprofundar nossa meditação. Com certeza os princípios da meditação devem estar presentes na prática dos ásanas, nos pranayamas e em qualquer momento da vida. Porém a meditação em si ocorre quando estamos imóveis e confortáveis nas posturas meditativas. Através do controle dos órgãos motores e sensoriais (pratyahara) e de um estado de concentração sem esforço (dharana) é possível mergulhar em níveis de meditação mais e mais profundos.

A tarefa de meditar pode ser muito difícil no início, mas não desista. Estabeleça uma prática regular com tempo de duração curto no início. Com o tempo, gradualmente, aumente o período de duração. Os melhores momentos para meditar são no nascer e no pôr do sol. Mas o melhor mesmo é meditar todos os dias no horário que for possível. Acordar, tomar um banho e meditar enquanto a mente ainda está fresca é muito bom. Ao chegar do trabalho, depois do banho também, é ótimo para liberar as tensões do dia: “lavar a mente, a placa mental!”

Procure receber orientações sobre meditação. Até lá medite na sua respiração simplesmente. Tornando-a suave e profunda sem esforço.

No início a prática lhe parecerá algo mental, com o tempo, quando experimentamos sensações mais intensas, percebemos que esta prática é espiritual. Meditar torna-se um alimento para o espírito. Acredito que boa parte das aflições psíquicas que a humanidade passa por hoje em dia vem de uma desconexão com nosso Ser Espiritual, a nossa consciência, a alma que dá luz e vida a todas as coisas.

Medite e abra a visão para uma nova dimensão!

“Ananda Brahma Itiahuh”

Brahma, Deus, é a Felicidade Infinita.

Ananda Sutram de Sua Divina Graça Shrii Shrii Anandamurti

Namaskar!

Mahavir

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Lokah Samastha Sukhino Bhavantu

Lokah Samastha Sukhino Bhavantu
Que todos os seres em todos os lugares sejam felizes

O que é Yoga?

Yoga é uma prática milenar que envolve inúmeras disciplinas,
dentre elas a prática dos ásanas, as posturas de yoga. Os ásanas fazem parte do
Hatha Yoga que é a forma do yoga mais conhecida no Ocidente. Além do Hatha Yoga
encontramos outras práticas como a meditação, o kirtan (canto de mantras), o estudo da filosofia e dos textos sagrados,
as práticas de purificação, a conduta yogue...

A meditação é a alma do yoga. Tudo que existe no yoga é para
aperfeiçoar a prática meditativa. É através da meditação que os yogues realizam
o significado mais profundo do termo Yoga:

“Samyoga Yoga Itiyukto Jivatma Paramatmanah”

Yoga é o estado de união da alma unitária com a Alma
Suprema, com Deus.

Yoga Samgha

Samgha significa associação. Quando yogues se reúnem para praticar juntos temos uma Samgha. Hoje, mais do que nunca precisamos de uma Samgha para praticar. A força que é gerada por esta associação faz com que nossas práticas se tornem cada vez mais fortes e profundas. Umas das orientações de grandes mestres do yoga é a importância de satsamgha, boa companhia. A boa companhia torna nosso caminho mais fácil.

Orientações para a Prática do Yoga

• Traga sempre uma pequena toalha para a prática.
• Procure praticar com roupas mais justas. O ideal é praticar com o joelho de fora e camiseta sem manga.
• Respeite o espaço físico e psíquico do yogue ao seu lado.
• Praticar de barriga vazia
• Não beber água durante a prática.
• Evite tomar banho, beber ou comer logo após praticar. Deixe um intervalo de 20 a 30 minutos.
• Atenção durante a prática, siga as orientações do professor.
• Se surgir cansaço pare. Não seja agressivo com seu corpo.
• Durante o período menstrual pratique de forma mais suave. Nestes dias não deve se praticar os ásanas de inversão (Sarvangásana, shirshásana...) .
• Evite sair mais cedo. Caso seja necessário sair anteS do início do relaxamento do grupo. Ao sair avisar o professor.
• Estar sempre vazio.Tenha sempre uma postura humilde junto ao seu professor. Nunca traga à mente a idéia que já tem plena compreensão do que está sendo ensinado. Até mesmo informações que já foram ouvidas inúmeras vezes.
• Qualquer sinal de desconforto durante a prática informe ao seu professor.

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